segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BOTTARGA!!!

Bottarga. Já comeu? É bom demais.

Você já comeu Bottarga?



Entre maio e julho, o sol que bate no litoral catarinense tem reflexos prateados, nas tainhas que chegam às toneladas e se espalham na areia. O espetáculo da pesca é único, quando os peixes deixam as águas do Rio Grande do Sul em busca de áreas mais quentes para desovar.

E não apenas os olhos de pescadores e turistas brilham, mas de gourmets espalhados pelo mundo. Todos atrás das ovas longas e amarelas, que se tornam douradas após os banhos de sal e sol criadores de uma iguaria cultivada há milênios em regiões do Mediterrâneo: a bottarga, no termo italiano.

Em Santa Catarina, empresas estrangeiras abastecem contêineres de ovas para levar a países europeus, onde serão processadas. Por aqui, são quase sempre consumidas frescas. Fritas, grelhadas ou na farofa que recheia as tainhas, segundo famosa receita caiçara.


De alguns anos para cá, porém, acompanhando o crescimento da gastronomia no País, alguns empresários cansaram de ver, importadas, ovas que saíam daqui para virar 'bottarga' do outro lado do oceano. E dedicaram-se ao produto que não deve nada aos estrangeiros.

"Na Itália se come ovas brasileiras, por que não podemos fazer as nossas?", questiona Bernardo Fuck, diretor comercial da Bottarga Gold, empresa localizada no Porto de Itajaí (SC) que comercializa 50 quilos por mês da iguaria, salgada e seca em estufas , no processo que dura de 3 a 5 dias.


Mar

O sabor intenso de mar, ligeiramente picante, é especial, e deve a princípio ser utilizado com parcimônia. Se não é um produto barato, o rendimento é alto, e uma pitada da ova esfarelada é capaz de perfumar e dar toque especial às receitas. O prazo de validade é de um ano, conservando as ovas sob refrigeração.

Maneira simples e deliciosa para a degustação envolve apenas torradas, fatias de bottarga, azeite extra virgem e limão. Frutos do mar, saladas e pizzas também ganham vida, e no fim de semana cheguei a suspirar sobre um prato de penne ao alho e azeite, com salsinha picada e lasquinhas de ova.

A bottarga nos leva para dentro do mar e de um peixe. E deixa nas mesa da vida a certeza de que navegar é preciso.


Para 4

300g de massa de grano duro de sua preferência / 40g de bottarga cortada em pequenos pedaços / 3 dentes de alho / Azeite o quanto baste / Salsa fresca picada / Sal

1 - Corte o alho em fatias finas e refogue com bastante azeite em fogo muito baixo. O alho deve ficar transparente, sem dourar.

2 - Cozinhe a massa em água abundante com sal, conforme as instruções do fabricante, escorra e misture imediatamente com o azeite de alho.

3 - Em seguida, adicione a salsa picada e as pequenas lascas de bottarga. Misture com delicadeza e sirva. Talvez precise de um pouco de sal, mas tempere com cuidado porque a bottarga já é salgada.
                                                                                                          




Nenhum comentário:

Postar um comentário